Saturno-O Planeta Regente de 2017-Um novo ciclo de aprendizados….

Resultado de imagem para imagens sobre o planeta do ano 2017Estamos sob a regência do Sol, desde 1981, e por esse motivo, estamos todos mais voltados para nosso ego, o narcisismo ganhou força e nos tornamos mais egocentrados e individualistas. Só para você entender melhor, no século XX, por exemplo, o ciclo de 1909 a 1944, foi regido por Marte, o deus da guerra, e não foi à toa que durante esse ciclo tivemos duas guerras mundiais.

Sempre que começa um novo grande ciclo de 36 anos, o planeta regente desse ciclo rege o primeiro ano desse mesmo ciclo. Portanto, no dia 20 de março de 2017, por volta das 7h40, começaremos um novo grande ciclo, regido pelo planeta Saturno, já conhecido pela sua severidade e cobranças, pelos seus obstáculos e limites, mas também pelas suas grandes, transformadoras e maravilhosas lições.

Saturno é um planeta de carma, seu símbolo, é uma caveira com uma foice. Podemos esperar um pai severo, que chega ceifando tudo o que não está de acordo com nosso crescimento e evolução, tanto pessoal quanto coletivamente. Não serão anos fáceis, pois seremos convocados a refletir sobre valores perdidos há muito tempo. Quem não conseguir entrar na vibração de Saturno, e essa tarefa sempre é mais difícil para os jovens, pode sentir o peso de sua mão. Portanto, é hora de perceber qual a mensagem que Saturno trás para nossas vidas, quais os caminhos que ele aponta e quais devemos seguir.

Quando Saturno toca nossas vidas, não aceita desculpas. É severo, duro e seco. Portanto devemos esperar por cobranças em 2017. Ele certamente chega para colocar nossas vidas no trilho, no caminho reto e correto, o caminho que diz respeito ao nosso carma. Ele pode trazer provações, necessidade de novas estruturas e isso só nos será dado depois de muita luta pessoal e coletiva.

Saturno, temido por todos, representa o princípio organizador da vida. Aquele responsável por dar forma e materializar, tornando possível a manifestação de planejamentos reais e anseios palpáveis no plano material. Princípio individualizante, que através da labuta diária vai se desprendendo de condicionamentos ancestrais, para se tornar um ser individual e consciente do exercício de sua missão pessoal, livre de amarras e culpa, em busca do preenchimento de lacunas, que anteriormente teriam sido supostamente negadas pela vida e pelos progenitores;Representa um buraco onde sentimos que a vida nos deve algo, porém somente com o amadurecimento, através do processo cíclico, iremos aos poucos perceber com clareza que nós mesmos somos quem devemos conquistar esse espaço.

Resultado de imagem para imagens sobre astrologiaOs planetas simbolizam anseios humanos, e Saturno, dentre outras coisas, indica os limites pessoais de cada um, assim como os esforços necessários para a conclusão de um ato, trabalho ou até mesmo uma forma de expressão da personalidade. Pode ser encontrado nos diversos reinos da natureza, tais como: elementar (elemento Terra), químico (sódio, potássio), físico (a estrutura óssea, a pele), animal (cabra, representada no mito pela subida da montanha, devagar e persistente, visando a chegada ao topo), vegetal (cactus, aparentemente seco e sem vida, porém guarda em seu interior o conteúdo precioso da vida) e humano (urgência, estados depressivos e de alto grau de culpa e cobrança, no pior dos casos; e solidez, auto-realização, organização e domínio dos processos, uma vez aprendidas as lições propostas pelo Saturno pessoal).

No corpo humano Saturno rege a pele, representando o limite entre nós e o mundo; a parte óssea, pois é ela quem dá sustento ao corpo; da mesma forma como o processo de organização celular, pois é algo involuntário e acontece além do nível de consciência normal, fato este que guarda uma íntima relação com o aprendizado saturnino, pois uma vez internalizadas as lições advindos daí, o espírito contará sempre com tais ferramentas à sua disposição: é algo que ele conseguiu por seu próprio mérito e que não será retirado dele.

Como o corpo é o nosso veículo de expressão na terceira dimensão, ou seja, na Terra, utilizamo-nos dele para alcançar nossos objetivos de ordem qualquer (já diziam os alquimistas que o trabalho alquímico de transmutação deve ser realizado na matéria, seja ele de ordem material, mental, emocional ou anímico). Por isso é muito comum nos trânsitos de Saturno algum acidente provocar a quebra de algum membro do corpo, a chegada de alguma doença ou estado de baixa vitalidade. É o senhor do tempo nos conduzindo com suas poderosas forças de supercompensação.

A intenção de Cronos nessas horas é que desaceleremos nossos passos, adotando uma postura orientada para o interior, de modo que possamos reavaliar nossos recursos e analisarmos se os esforços necessários estão realmente sendo feitos, de forma consciente, e aplicados em seu devido momento. Resumindo, se estamos fazendo bom uso de nossas máquinas e ativando nossos potenciais de forma integral.

Saturno, também conhecido como Cronos, o senhor do tempo na mitologia grega, estabelece um vínculo com as etapas da vida: nascer, crescer, desenvolver-se e morrer. Ou melhor, aprender a morrer, sem apegos e com convicção de que tudo que esteve ao seu alcance foi realizado da melhor forma.

Resultado de imagem para imagens sobre astrologiaNuma abordagem psicológica Saturno é o nosso alter ego, a parte da mente orientada para o crescimento pessoal e amadurecimento do ego. Sua linguagem é ríspida, direta, sóbria e sem rodeios. A responsabilidade e a seriedade são suas características mais marcantes.Nas relações interpessoais, Saturno é um planeta de grande importância, pois irá sinalizar nossas fraquezas por meio de um mecanismo psicológico conhecido pelo nome de projeção.

Uma projeção se dá quando sintonizamos no outro nossas próprias qualidades e, como num espelho, têmo-las refletidas, levando-nos a uma identificação e possivelmente a um torpor chamado paixão nos melhores casos (fato este em que as pessoas fortemente saturninas temem e com a qual não se sentem a vontade), porém da mesma forma também contatamos nosso lado sombra, que é um conteúdo menos consciente, mais instintivo, e que necessita ser identificado, trabalhado e por fim integrado à personalidade. Isso explica o fato de nutrirmos uma antipatia imediata por pessoas às quais nem mesmo conhecemos.

O aprendizado saturnino não e fácil, podendo ser menos doloroso de acordo com o grau de resistência aplicado pelo indivíduo. Cronos educa diáriamente, porém encontramos em nossa mente subterfúgios e distrações para aplacar essa tensão. Mas como tudo na vida respeita uma lei natural, o senhor do tempo vem, a cada sete anos, nos cobrar (período crítico em que Saturno aspecta sua posição natal por quadratura e oposição). É chegada a hora da colheita, e o que foi plantado será colhido. Se nada foi plantado então também é chegado o momento do vazio, da culpa, amargura, solidão e arrependimentos.

Saturno descortina a realidade, forçando-nos a enxergar as coisas como elas realmente são, ou pelo menos obrigando-nos a depositar o valor necessário nas questões em jogo.Primeiro de tudo, nossa percepção de realidade ainda se encontra um tanto fragmentada e subjetiva. Daí o fato de pessoas valorizarem tanto algumas coisas que para outras são insignificantes.

Por exemplo, se você nasceu para ser comerciante, não adianta utilizar seu potencial para medicina. Você pode idealizar tal profissão, andar no meio de médicos e filiar-se a causas ligadas à área, porém não nasceu com os dons, talentos e mecanismos naturais necessários para desempenhar essa ocupação.

Ao passar pelo retorno de Saturno, tudo que não for verdadeiro irá desmoronar perante seus olhos, colocando em xeque questões vitais como: Qual o porquê de tal escolha? O que ela representa pra você? Estaria você buscando tal formação por vontade própria, ou para satisfação de terceiros? Teria você realmente a capacidade para lidar com vidas alheias ou seria um mero capricho? Haveria uma identificação superficial com o status proporcionado pelo cargo, ou o dinheiro seria o único objetivo visado? Daí o fato de muitas pessoas passarem por uma crise por volta dos 30 anos (período da revolução do planeta, astronomicamente falando), redirecionando carreiras e propósitos de vida, abandonando velhos hábitos e focando de modo objetivo em questões mais essenciais.

Resultado de imagem para imagens sobre livros de astrologiaCiclo arquetípico de individuação de Saturno

Assim como a lagarta passa pela crisálida para se tornar borboleta e o diamante submete-se a altas temperaturas para irradiar seu brilho, analogamente também o homem, para acessar sua sabedoria, necessita enfrentar muitas provas e expiações para lapidar seu íntimo e alcançar seu esplendor.


Visão pessoal…

Iniciando um novo e grande ciclo de Saturno, 2017 será regido novamente por esse planeta, exigindo de todos nós mais responsabilidade e comprometimento, de uma forma mais global e planetária, além da individual.Devemos sair de nosso umbigo, de nós mesmos, para olhar responsávelmente para o planeta que vivemos e começarmos a arregaçar as mangas e começar o grande trabalho de reestruturação de valores, baseados em novos princípios. Acabou a farra da adolescência solar, onde o narcisismo e o individualismo fizeram parte da vida de todos. Agora é hora de abraçarmos a maturidade, ou ao menos de começarmos a levar tudo mais a sério para começarmos a amadurecer. Comprometimento com a construção de novas bases, novas estruturas, maior racionalidade e responsabilidade em tudo o que fizermos, maior consciência, paciência e compromisso com a renovação e a construção de uma nova Terra.Como regente do novo ano e do novo ciclo, Saturno será duplamente vivenciado, portanto, é preciso começar a  trabalhar. Saturno é um planeta de grande importância na vida de todos nós e da sociedade. Ele nos traz limites e responsabilidades.Podemos esperar por um tempo muito diferente dos que vivemos, especialmente pessoas nascidas a partir de 1981, que conhecem apenas uma sociedade solar totalmente isenta de valores humanitários e focada em valores individualistas e narcísicos.Saturno é um planeta de carma, seu símbolo, é uma caveira com uma foice. Podemos esperar um pai severo, que chega ceifando tudo o que não está de acordo com nosso crescimento e evolução, tanto pessoal quanto coletivamente. Não serão anos fáceis, pois seremos convocados a refletir sobre valores perdidos há muito tempo. Quem não conseguir entrar na vibração de Saturno, e essa tarefa sempre é mais difícil para os jovens, pode sentir o peso de sua mão. Portanto, é hora de perceber qual a mensagem que Saturno trás para nossas vidas, quais os caminhos que ele aponta e quais devemos seguir.Acredito que os primeiros anos de sua regência, serão anos mais difíceis e podemos esperar algumas dificuldades já em 2017. No entanto, devemos olhar para este novo ano como o primeiro ano de um grande ciclo, como um bebê recém nascido, que precisa de cuidados amorosos, de atenção constante e muito carinho e afeto, para crescer emocionalmente saudável.Espero que todos possam abrir os braços para receber esse nosso “Grande Mestre”, que chega para colocar ordem em uma casa que nos foi dada, mas que fomos negligentes em seus cuidados.Saturno chega para ensinar e exigir de todos nós a construção de uma nova morada. Uma morada que possa nos acolher e sustentar a todos, física e emocionalmente…..


Inspiração…

Astrologia\ Filosofia-Uma nova abordagem-José Prudêncio

Saturno-Liz Greene

Dimensões Metafísicas da Astrologia-Paulo Duboc

cropped-cropped-cropped-cropped-preto-e-branco11.jpgMonicavox


Recomendo…

Resultado de imagem para imagens sobre livros de astrologia

Imagem relacionada

Resultado de imagem para imagens sobre astrologia 2017

Anúncios

3 comentários em “Saturno-O Planeta Regente de 2017-Um novo ciclo de aprendizados….

    1. Olá Amina,

      Obrigada pela sua presença e participação no Monicavoxblog

      Saturno é o grande disciplinador, vem como um divisor de águas, antes da mudança esperada, que ocorrerá na velocidade da medida do aumento da consciência de todos.Portanto, fazer o que precisa ser feito(as reformas íntimas e a mudança de hábitos e paradigmas) se faz necessário;porém, observemos com cautela e não deixemos para depois, o que podemos fazer hoje.

      Muitas vibrações positivas da Mônica

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s