A Cozinha de Monicavox-Gengibre,corte o mal com essa raíz…..com receitas….

O gengibre é um alimento que possui nove calorias por pedaço de 2,5 cm de diâmetro. Ele é fonte de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, cálcio, vitamina B6, vitamina C, ferro e magnésio.Entre as vantagens que o gengibre oferece ao organismo, estão a ação anti-inflamatória, o favorecimento aos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, o combate ao mau hálito, cólica e ressaca e a ação antioxidante.

O gengibre é uma raiz de sabor forte e picante que serve como fonte de nutrientes como vitamina B6, zinco, potássio, magnésio e cobre. Dotado de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, o alimento também é conhecido por dar um impulso ao emagrecimento.

Isso porque ele possui ação termogênica, ou seja, contém substâncias que ajudam a estimular o metabolismo, o que, consequentemente, torna o processo de queima de gorduras e calorias por parte do organismo mais eficiente.Ele ainda pode ser utilizado em casos de problemas estomacais, para combater mau hálito, enjoo, indigestão e náuseas, para aliviar dores relacionadas à artrite e para auxiliar problemas como dores musculares, infecções do trato respiratório, asma e bronquite.

O gengibre pode fazer mal para os rins?

Não é provável que o alimento cause prejuízo ao órgão devido ao fato de que ainda não foi descoberta ou estabelecida a existência de nenhuma relação entre o gengibre e os rins.Pelo contrário, o alimento já foi associado a benefícios à saúde da função renal por meio de resultados obtidos com pesquisas experimentais.Um estudo divulgado pelo Renal Failure (Insuficiência Renal, ), em abril do ano de 2004, investigou se o gengibre poderia contribuir com a preservação da função renal na sequência de um quadro de isquemia.

Nota do Monicavoxblog: a isquemia é a diminuição ou suspensão do fluxo sanguíneo em uma determinada região do organismo.

O experimento foi realizado em ratinhos e os pesquisadores concluíram que a suplementação com gengibre dada aos bichinhos resultou em uma significante proteção renal por meio da ativação de trajetórias antioxidantes.Uma série de estudos publicados no jornal Food and Chemical Toxicology (Toxicologia Alimentar e Química, ) identificou que a administração de gengibre trabalhou na prevenção de lesões agudas nos rins causadas por agentes quimioterápicos.A pesquisa também foi feita com animais e tinha o objetivo de avaliar os efeitos de agentes quimioterápicos chamados doxorrubicina e cisplatina nos rins.

Outro estudo, desta vez publicado no Indian Journal of Experimental Biology (Jornal Indiano de Biologia Experimental, ) no ano de 2010, também indicou que o gengibre pode trazer benefícios aos rins mediante um quadro de lesão induzida por álcool. O efeito também foi atribuído à ação antioxidante da raiz.

Ainda que os estudos tenham sido realizados em animais e sejam necessários experimentos humanos para comprovar tais benefícios, eles podem servir de indício de que não é seguro afirmar que o gengibre faz mal para os rins.

Imagem relacionadaComo funciona a dieta do gengibre para emagrecer 

O gengibre também é conhecido por contribuir com o emagrecimento. Isso porque trata-se de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que  melhora o processo de queima de gorduras e calorias.

Alguns cientistas afirmam que o gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo em até 10%. Tendo em vista que para perder peso é necessário consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia gasta, temos um ingrediente bastante útil na luta contra a balança.

A idéia do dieta do gengibre para emagrecer é consumir o alimento por meio de uma receita de água de gengibre – que logo mais mostraremos como preparar – e seguir uma dieta equilibrada e saudável .Além dos benefícios da raiz, a ingestão da água com gengibre traz benefícios para perder peso porque simplesmente não possui calorias. Assim, pode-se obter uma redução calórica diária importante, tendo em vista que para emagrecer é necessário consumir uma quantidade mais baixa de calorias do que a quantia calórica que é queimada ao longo de 24 horas.

A água de gengibre pode ser consumida antes de uma refeição para ajudar na perda de peso. Um estudo divulgado em uma edição do ano de 2011 da publicação Obesity (Obesidade) revelou que a ingestão de água antes de comer faz com que o consumo de calorias seja mais baixo durante a refeição.

Outro artigo veiculado na publicação Obesity, desta vez no ano de 2008, indicou que o aumento do consumo de água estava associado ao emagrecimento a longo prazo em mulheres.Entretanto, a dieta do gengibre para emagrecer não é apropriada para todas as pessoas e exige cuidado para que ele não seja consumido em excesso.

Quase um remédio

A propriedade descongestionante do gengibre não é novidade. Segundo  nutricionistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), chás feitos com pedaços da raiz funcionam como anti-séptico e antiinflamatório, ajudando nos males que acometem as vias respiratórias e garganta;Até a Organização Mundial de Saúde (OMS) se rendeu aos encantos da raiz, reconhecendo sua ação sobre o sistema digestivo;Sua função bactericida também o faz um ótimo remédio para ferimentos e úlceras.

Estudos recentes revelam ainda possível ação anticancerígena. Segundo pesquisadores do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, o gingerol, substância responsável pelo sabor exótico do gengibre, seria capaz de deixar mais lento o crescimento dos tumores de intestino. Já experiências da Universidade de Michigan (EUA) apontam o pó extraído da raiz como um ótimo coadjuvante no tratamento do câncer de ovário, por levar as células cancerígenas a cometerem apoptose (espécie de suicídio) e autofagia (canibalismo).

E estudos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atestaram os benefícios da raiz para a circulação sangüínea. Se essa propriedade for comprovada, o gengibre poderá ser indicado até para casos de disfunção erétil no futuro;um indício dessa contribuição para o sexo masculino já é o fato de o alimento ter sido popularmente rotulado como afrodisíaco há muito tempo;

Agora, confesse: você verá com outros olhos aqueles caules amarelados e retorcidos, não?


Resultado de imagem para imagem de água com gengibreComo preparar a água de gengibre 

Ingredientes:

  • 500 ml de água alcalina gelada;
  • 4 ou 5 rodelas de gengibre ou 2 colheres de sopa de gengibre ralado.

Modo de preparo:

  1. Encher uma garrafa ou jarra(sempre de vidro) com os 500 ml de água gelada;
  2. Adicionar as rodelas de gengibre. Trocar as rodelas ou o gengibre ralado ao menos uma vez por dia pois com o tempo o alimento perde parte de suas propriedades.

Resultado de imagem para imagem de suco de abacaxi e gengibre Receita de suco de abacaxi com gengibre,limão e hortelã 

Ingredientes: 

  • 2 copos de água alcalina;
  • Açúcar de côco ou mascavo á gosto
  • 100 g de gengibre picado;hortelã picada á gosto
  • suco de 2 limões
  • 1 a 2 xícaras de suco de abacaxi fresco;
  • Suco de lima fresca.

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e leve á geladeira em jarra de vidro;consuma o mais rápido possível para não perder os nutrientes.
Chá de limão com gengibre

Receita de chá de limão com casca e gengibre

Ingredientes:

  • ½ litro de água quente;
  • 2 colheres de sopa de raiz de gengibre ralada;
  • ½ limão com casca.

Modo de preparo:

Comece por levar a água para aquecer, então coloque o gengibre ralado. Deixe por 5 minutos e depois adicione o limão. Leve essa mistura para bater no liquidificador e sirva morno. Se quiser adoce com mel. 

Nota do Monicavoxblog;A utilização da casca do limão no preparo do chá é interessante, pois a casca é rica em fibras, o que ajuda a aumentar o efeito de saciedade. O chá pode ser consumido por qualquer pessoa, não havendo contraindicação.


Resultado de imagem para imagem de arroz integral com gengibreReceita de arroz integral com gengibre

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz integral-9 grãos- cru
  • 2 colheres (sopa) de óleo de côco
  • ½ xícara (chá) de cebola e alho picados
  • 2 colheres (sopa) de gengibre picado
  • salsa picada para decorar
  • 4 xícaras (chá) de água fervente
  • Sal rosa á gosto
  • MODO DE PREPARO

    1. Colocar o óleo de côco numa panela e levar ao fogo;
    2. Juntar a cebola e o alho  e fritar até murchar;
    3. Acrescentar o gengibre (picado e descascado)
    4. Misturar por 2 minutos e adicionar o arroz
    5. Misturar novamente, juntar o a água e o sal
    6. Tampar e deixar cozinhar
    7. Corrigir o tempero, retirar do fogo e servir com a salsa picada

Visão pessoal….

Contam os antigos que alimentos que crescem debaixo da terra,as raízes comestíveis, parece que puxam tudo o que ela pode dar para concentrar nutrientes que nosso organismo precisa.Conta a tradição oriental que o aroma do gengibre aumenta a confiança e a determinação. Não é de espantar que para incorporar à vida tais qualidades, seja preciso transcender a aparência nodosa e grosseira desta raíz incrível para encontrar seu aroma privilegiado e raro;O Gengibre é uma raiz perfeita da natureza. É a raiz da planta Zingiber officinale.Confiança e determinação fazem também com que as raízes de toda espécie vegetal se aprofundem corajosamente no ventre quente da terra para, de lá, sugar os nutrientes necessários à sobrevivência do organismo que viceja e floresce bem distante daquele universo escuro, usufruindo a beleza ensolarada da superfície do nosso planeta.As raízes eram, tradicionalmente, utilizadas como remédio e não como alimento. O gengibre era usado pelos marinheiros chineses como alívio de enjôos marítimos; atualmente, as propriedades medicinais do gengibre estão comprovadas e a raíz continua sendo utilizada em casos de enjôo e problemas digestivos.Em gargarejos, é eficaz no tratamento de inflamações de garganta e como chá terapêutico contra gripes acalma a tosse e abaixa a febre.Os óleos essenciais do gengibre nos permitem inibir a biossíntese de prostaglandinas, as quais favorecem a inflamação e a dor;A natureza é realmente extraordinária e o seu poder de cura não tem limites.Há os que duvidam disso, mas certamente eles foram “condicionados” a acreditar apenas na medicina das grandes corporações farmacêuticas.E também há os que por falta de informação caem nas garras da indústria da doença, que na verdade não quer a cura de ninguém, mas apenas faturar em cima do sofrimento das pessoas.Entendam uma coisa: informação é um tesouro;Mas algumas pessoas ainda não perceberam isso e continuam buscando os veículos tradicionais para se informar.Esses veículos estão totalmente comprometidos com o sistema e nunca vão ensinar os caminhos das curas naturais, que não dão lucro e por isso não interessam à poderosa indústria farmacêutica…..fique ligado.


Inspiração….

estudo sobre gengibre na medicina popular

Conheça os benefícios do gengibre para a sua saúde – Esalq – USP

cropped-cropped-cropped-cropped-preto-e-branco11.jpgMonicavox


Recomendo…..

Resultado de imagem para imagem de livros sobre culinaria natural com raízes

Resultado de imagem para imagem de livros sobre culinaria natural com raízes

Resultado de imagem para imagem de livros sobre o gengibre

 

 

Anúncios

Um comentário em “A Cozinha de Monicavox-Gengibre,corte o mal com essa raíz…..com receitas….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s