Meditar é descansar a mente para iniciar um diálogo com a alma….

Resultado de imagem para imagens sobre meditaçãoChega um dia em que, sem mais nem menos, precisamos descansar a nossa mente: desligar os seus ruídos para sintonizar aquela voz interior que negligenciamos há muito tempo, mas que tem muito a nos dizer. Meditar é, acima de tudo, um reencontro com a nossa alma, uma conexão vital para encontrar respostas nestes tempos de mares revoltos.Não existe apenas uma única razão para a pessoa escolher praticar a meditação. Às vezes acontece por acaso: alguém tem uma dor nas costas e lhe recomendam praticar ioga. A partir daí, quase sem perceber, começam a meditar. Existem muitas escolas e diversas abordagens para essa arte milenar.

Além disso, podemos dizer também que a meditação tem significados diferentes dependendo do contexto. Apesar de não estar vinculada a nenhuma religião em particular, é um componente muito importante em muitas crenças. Deixando de lado o aspecto espiritual, o interesse da psicologia pela meditação se baseia em muitas razões, e ela é utilizada com fins terapêuticos.

A meditação se concentra principalmente na capacidade de “autorregular a mente” e os seus processos, para que possamos alcançar o equilíbrio entre pensamentos e emoções. É algo muito interessante, algo que é alcançado através de um treinamento planejado e pode, sem dúvida, complementar muitas estratégias e terapias quando passamos por momentos de estresse, ansiedade ou depressão.

Meditar para restaurar o equilíbrio interior

Para muitas pessoas, falar da meditação é falar sobre o budismo. No entanto, devemos nos lembrar que os druidas já utilizavam essas técnicas para se conectarem com a natureza e com a divindade. Para isso, tinham que enfrentar uma série de obstáculos que chamaram de “as quatro tristezas”: a nostalgia, a dor da perda, a inveja, e a dificuldade do percurso. Algo que, sem dúvida, nos soa ligeiramente familiar.

 “Orar é falar com a parte mais profunda do nosso ser; meditar é encontrar a resposta”. 

Se a pessoa se aprofundar um pouco no complexo e interessante mundo das religiões e da espiritualidade, perceberá que existem fundamentos que são comuns a todas elas. Mircea Eliade, conhecido filósofo e historiador, disse que no momento em que o homem olhou para o céu pela primeira vez e descobriu as estrelas, ficou enfeitiçado por essa calma e por essa magia quase divina. Algo devia acontecer nessa dimensão que tanto se afastava das necessidades e sofrimentos da humanidade.

Desde que temos o uso da razão, desejamos encontrar essa calma, esse equilíbrio interior com o qual alcançamos uma compreensão mais intuitiva das coisas, uma serenidade sábia e profunda para invocar o verdadeiro “eu” que reside dentro de nós e que, de alguma forma, nos permitiria nos conhecermos melhor e nos conectarmos com tudo ao nosso redor. Se pensarmos bem, atualmente é muito complexo encontrar esse equilíbrio interior. Vivemos em um mundo estressante onde precisamos tomar decisões rapidamente, e esse desgaste fragmenta essa dimensão divina que é a nossa autoestima.

Resultado de imagem para imagens sobre meditaçãoDeixar de ser escravo das circunstâncias externas

Ninguém consegue controlar 100% do que acontece no nosso ambiente externo. No entanto, podemos controlar a forma como essas circunstâncias nos afetam. Acreditemos ou não, todos nós convivemos diáriamente com uma série de sabotadores internos que não vemos, mas eles estão aí. Eles são os ácaros da nossa consciência e precisamos enfrentá-los de forma hábil e inteligente.

Os nossos principais sabotadores internos são:

  • As preocupações.
  • Viver no passado.
  • Passar a vida julgando o outro e a nós mesmos.
  • Ser crítico com os demais e com nós mesmos.
  • Nos culparmos por tudo o que acontece ao nosso redor.
  • Ser um catastrofista inveterado.
  • Ser escravo das dúvidas e hesitações.

Quando uma pessoa começa a meditar, inicia uma viagem contemplativa onde consegue perceber todas essas dimensões. Mas, longe de contemplar esses aspectos negativos com desprezo ou escárnio, os veremos com a calma de quem não é capaz de julgar e entender que a mudança é sempre possível. A meditação é, acima de tudo, tratar a si mesmo com amor e respeito, para encontrarmos os nossos objetivos e sairmos fortalecidos desse momento de paz e equilíbrio.

 Imagem relacionadaEscolha um tipo de meditação e cuide do seu cérebro

Atualmente a ciência já comprovou que a meditação gera mudanças muito positivas na nossa arquitetura cerebral. Por exemplo, ela aumenta a espessura cortical, que é uma área relacionada com a introspecção e a atenção. Além disso, aumenta as conexões na área do hipocampo ou área frontal, estruturas relacionadas com as emoções ou a tomada de decisões.

A meditação é algo que vale a pena conhecer. Existem diferentes tipos de meditação, dentre as quais podemos escolher a que melhor se adapta a nossa personalidade e momento de vida.

Citaremos aqui alguns tipos de meditação:

  • Meditação Budista
  • Meditação Transcendental
  • Meditação Vipassana
  • Meditação Zazen
  • Meditação Kabbalah
  • Meditação Mantra
  • Meditação Sufi
  • Meditação Dzogchen
  • Meditação dos Chacras

É claro que não é essencial seguir um tipo específico de meditação. Meditar é um exercício no qual podemos alcançar um estado de consciência e relaxamento que beneficiará uma série de processos cognitivos e psicológicos. Muitas vezes basta fechar os olhos e visualizar imagens positivas, enquanto verbalizamos mentalmente declarações que se encaixam nas nossas necessidades do momento. Por exemplo:

  • Tenho plena confiança em mim.
  • Eu sou livre para tomar as minhas próprias decisões.
  • Eu ouço a minha intuição.
  • Nada e ninguém tem o direito de tirar a minha paz interior.
  • Eu não sou menos do que ninguém e ninguém é menos do que eu.
  • Atrevo-me a iniciar a mudança e lutar pela minha felicidade.

Para concluir, muitas vezes, para manter ou recuperar a nossa vitalidade, nestes tempos incertos e complexos, é necessário percorrer um caminho inverso: em vez de correr para tentar escapar, a melhor solução é se reencontrar. Para isso, nada melhor do que começar a meditar.


Resultado de imagem para imagens sobre meditaçãoVisão pessoal…..

Para muitos, produtividade e relaxamento/meditação são termos completamente incompatíveis. Mas isso está muito longe da realidade. Na verdade, o relaxamento é fundamental para “resetar” a mente e se preparar para um período de produtividade eficaz e satisfatório.O  cansaço e o estresse vão se acumulando ao longo da semana e por isso é importante descansar e meditar. O mesmo ocorre ao longo do dia, e por isso é necessário parar e relaxar, para que o tempo gasto nas tarefas dê melhores resultados.No entanto, o principal problema com o uso do tempo livre para o alívio do estresse é que só dispomos de uma quantidade limitada deste tempo no dia. Além disso, muitas pessoas não incluem o tempo livre em sua agenda, e até mesmo o tempo para comer é limitado.Muita gente acredita que aumentar o tempo de meditação pode ser contraproducente quando se está muito ocupado, que relaxar/meditar é perder tempo e que este tempo só ajuda a aumentar o estresse pensando que ainda falta muito a fazer.Mas o tempo livre é fundamental para manter o equilíbrio, liberar a tensão acumulada e se preparar para enfrentar o próximo desafio. A meditação é essencial para recarregar as energias e aumentar a produtividade.Saber quais são as suas metas e ter em mente uma lista de coisas que você pode fazer para cumprir estes objetivos te ajudará a valorizar mais a sua meditação e se planejar para alcançá-los.Os seus objetivos para começar a meditar podem ser aliviar uma mente fatigada ou melhorar o seu humor, por exemplo. Ninguém melhor do que você sabe o que você precisa e quanto tempo precisa para conseguir isso.Para muitas pessoas,começar a meditar é uma grande conquista, já que têm que superar muitos preconceitos acumulados ao longo dos anos em relação a este tema. Mas este descanso meditativo vai  ajudar a render mais e a se sentir muito melhor no final, a não se desgastar e a encontrar maior satisfação e motivação no que você faz.Se você é uma dessas pessoas, faça o esforço de motivar a si mesmo de forma positiva. O descanso meditativo ajudará a evitar a sensação de esgotamento e a se aprofundar melhor no que você tem que fazer, a limpar a sua mente e a encontrar soluções mais criativas e eficazes para os problemas que encontrar…eu recomendo…


Inspiração…

A Meditação da Plena Atenção – Sociedade Budista do Brasil

James Van Praagh

Mente Tranquila, Vida Feliz Usando a Meditação para curar sua vida

cropped-cropped-cropped-cropped-preto-e-branco11.jpgMonicavox


Recomendo…

Resultado de imagem para imagens sobre livros de meditação

Resultado de imagem para imagens sobre livros de meditação

Imagem relacionada

Resultado de imagem para imagens sobre livros de meditação

 

Anúncios

3 comentários em “Meditar é descansar a mente para iniciar um diálogo com a alma….

  1. Olá Mônica!

    Excelente artigo! Comecei a meditar em 2009, parei e voltei com força total em 2014, através da yoga. Diariamente pratico a meditação budista mas gosto muito da transcendental e da vipassana também.

    Não sei dizer o que seria de mim se não fosse esses ensinamentos ancestrais… me sinto muito feliz em ter obtido esses conhecimentos e estou cada vez mais disposta a passa-los adiante 🙂

    Namastê!

    Amina

    Curtir

    1. Olá Amina

      Obrigada pela sua presença no Monicavoxblog

      A Yoga é um canal muito bom para nos incentivar á essa prática tão maravilhosa da meditação,que nos acalma,nos deixa centrados,alertas porém,mais silenciosos e atenciosos com tudo e com todos de uma maneira evolutiva;nos faz respeitar e entender melhor o mundo e os seres humanos.

      Eu já pratico há vinte anos e posso dizer que cada um desenvolve uma maneira própria de meditar;existe um Caminho para o nosso centro, mas somos nós, os caminhantes, que o fazemos.

      Muitas vibrações positivas da Mônica

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s