A Cozinha de Monicavox-Cúrcuma; a especiaria curativa que vem da Ìndia……com receitas….

Resultado de imagem para imagens de curcumaA cúrcuma é uma especiaria cultivada na Índia e outras regiões tropicais da Ásia. Ele tem uma longa história de uso em remédios de ervas, especialmente na China, Índia e Indonésia. As raízes e rizomas, ou rizoma da planta contêm o ingrediente ativo, a curcumina. A curcumina não está relacionado com o cominho, o que é um tempero feito das sementes de uma planta diferente.

A cúrcuma é um alimento comum aromatizantes e corantes na culinária asiática. Animais e estudos de laboratório revelaram que a curcumina, um antioxidante, demonstrou alguns efeitos anticancerígenos. No entanto, a pesquisa clínica é necessária para determinar o papel da curcumina na prevenção e tratamento do câncer em seres humanos. Vários tipos de células cancerosas são inibidos por curcumina em laboratório, e curcumina retarda a propagação de alguns tipos de câncer em alguns estudos com animais.

A curcumina está sendo estudada para saber se ele ajuda a outras doenças como artrite, doença de Alzheimer, e úlceras estomacais. Também está sendo estudada para ver se pode ajudar a diminuir o “colesterol ruim” e melhorar o resultado em transplantes de rim. Alguns estudos iniciais foram feitos em humanos, mas pesquisas são necessárias para descobrir que a curcumina pode ser eficaz nestes usos.

Resultado de imagem para imagens de curcumaComo é que é promovido para o uso?

Alguns pesquisadores acreditam que a cúrcuma pode prevenir e retardar o crescimento de vários tipos de câncer, particularmente de tumores de esôfago, boca, intestinos, estômago, pele, mama; Um pesquisador relatou que a curcumina, inibiu a formação de enzimas que causam câncer em roedores.A Cúrcuma é usada principalmente como um remédio anti-inflamatório fitoterápico e é sabido que produzem menos efeitos colaterais que analgésicos comumente usados.

Alguns médicos prescrevem cúrcuma para aliviar a inflamação causada pela artrite, distensões musculares, inchaço e dor causados por ferimentos ou incisões cirúrgicas. Também é promovido como um tratamento para o reumatismo e como anti-séptico para limpar as feridas. Alguns proponentes alegam que a  cúrcuma interfere com as ações de alguns vírus, incluindo hepatite e HIV.

Os defensores afirmam também que a cúrcuma protege contra doenças do fígado, estimula a vesícula biliar e sistema circulatório, reduz os níveis de colesterol, dissolve coágulos de sangue, ajuda a interromper sangramentos externos e internos, alivia a dor menstrual e angina,que são dores no peito que muitas vezes ocorre com doenças cardíacas. Ele também é usado como um remédio para problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, colite, doença de Crohn e doenças causadas por toxinas de parasitas e bactérias.

O que isso acarreta?

A Cúrcuma como raíz está disponível em forma de pó como tempero(Acafrão da Terra) na maioria dos supermercados. Também pode ser feito em um chá ou comprar uma tintura em cápsula, ou comprimido. Pomadas ou pasta feita de açafrão, podem ser aplicadas à pele. Embora não existe uma dose padronizada para cúrcuma, alguns profissionais recomendam tomar uma colher de chá a cada refeição. A raiz seca de cúrcuma contém normalmente de 3% a 5% de curcumina. Hoje, muitos vendedores no mercado de suplementos que afirmam ser padronizado para conter 95% de compostos curcumina.

Qual é a história por trás disso?

O uso da cúrcuma foi descrita na medicina tradicional chinesa e indiana, logo no século VII dC. Em diversas tradições asiáticas da medicina popular,a cúrcuma tem sido utilizada para tratar uma longa lista de condições, incluindo diarréia, febre, bronquite, resfriados, vermes parasitas, lepra, e inflamações da bexiga e rim.Os herbalistas  a pomada de cúrcuma para tratar hematomas, mordidas de sanguessuga, infecções oculares purulentas, inflamações da boca, problemas de pele e feridas infectadas. A Cúrcuma misturada com água quente e açúcar é considerada por alguns herbalistas,um remédio para resfriado.
Na Índia e na Malásia, há um costume de fazer pasta de cúrcuma para aplicar diretamente na pele, uma prática já em estudo,considerando a possibilidade de que ele pode evitar câncer de pele.

A marca na testa de vermelho usada por algumas mulheres hindus, é criada pela mistura de açafrão com sumo de limão.Os Chefs freqüentemente adicionam cúrcuma nas suas criações culinárias, devido ao seu rico sabor e cor amarelo-laranja profundo. O tempero é um ingrediente importante na culinária indiana. 

Qual é a evidência?

A curcumina é um antioxidante. Antioxidantes são compostos que podem proteger as células do organismo contra danos provocados por moléculas de oxigênio ativado conhecidas como radicais livres. Os estudos de laboratório também mostraram que a curcumina interfere com vários importantes vias moleculares envolvidas no desenvolvimento do câncer, crescimento e disseminação.

Alguns pesquisadores estão atualmente trabalhando em maneiras de aumentar a absorção da curcumina pela combinação com outras substâncias. A curcumina está sendo estudado para ver se ela ajuda outras doenças também. Um pequeno estudo da curcumina e outro antioxidante chamado quercetina, foi feita em adultos que tiveram transplantes de rim. Aqueles que tomaram a combinação em doses elevadas tinham menos rejeições de transplantes do que aqueles que receberam doses mais baixas ou placebo. 

Existem eventuais problemas ou complicações?

Quando usado como tempero em alimentos, a cúrcuma-também conhecido como açafrão da terra- é considerado seguro. Mais pesquisas são necessárias para estabelecer a segurança da cúrcuma quando usado em remédios fitoterápicos. Pouco se sabe sobre os potenciais riscos de tomar a maior quantidade usada para tratar doenças. Tomado em grandes quantidades por via oral, pode resultar em dor de estômago, gases, indigestão e náuseas, úlceras do estômago ,problema cutâneo e reações alérgicas são possíveis. Pessoas que são alérgicas ao gengibre ou corantes amarelos são mais propensos a serem alérgicas a cúrcuma.

Resultado de imagem para imagens de curcumaE NA COZINHA DE MONICAVOX…

Cuscuz marroquino com cúrcuma, legumes e grão-de-bico (vegano)

Ingredientes:

– 1 colher (chá) de cúrcuma em pó
– 1 xícara de cuscuz (sêmola de grão duro)
– 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 abobrinha pequena cortada em cubos pequenos
– 1 cenoura pequena cortada em cubos pequenos
– 1 cebola pequena picada
– 1 xícara de grão-de-bico cozido
– Sal rosa a gosto
Misture numa tigela a cúrcuma e 1 xícara de água morna. Acrescente o cuscuz, cubra e deixe descansar por 5 minutos. Coloque numa panela 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, a abobrinha, a cenoura e a cebola.Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, até os legumes ficarem ‘al dente’. Incorpore o cuscuz e o sal e cozinhe, mexendo delicadamente com dois garfos, soltando a sêmola, até começar a secar.Misture o grão-de-bico, acerte o sal e retire do fogo. Distribua o cuscuz em pequenas tigelas, regue com o azeite de oliva restante e, se preferir, decore com chips de abobrinha. Sirva em seguida.

Arroz vegano temperado com cúrcuma

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (275 g) de arroz integral ou nove graõs
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 polegada (2,5 cm) pedaço de gengibre fresco picado
  • ½ colher de chá de sementes de cominho
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
  • 1 colher de sopa de óleo de côco
  • 2 xícaras (500 ml) de caldo de legumes (de baixo sódio)

Modo de preparo

Aqueça o óleo. Quando ele estiver quente, adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Adicione o gengibre e o alho e refogue por mais 4 minutos.Acrescente o arroz à mistura, em seguida, polvilhe as sementes de cominho sobre o arroz e frite por cerca de 5 minutos. Coloque a cúrcuma e mexa para distribuir o tempero em todo o arroz.Despeje o caldo de legumes na panela, mantendo em fogo médio, para ferver. Uma vez que o arroz tenha fervido, abaixe o fogo deixando a panela parcialmente coberta, para permitir que o calor saia.

Delicioso arroz vegano temperado com curcuma

Continue a cozinhar até que o arroz fique cozido e macio e todo o caldo seja absorvido. Isso deve levar cerca de 15-20 minutos.Observe, se o arroz está totalmente amolecido, caso o caldo tenha secado, antes disso, acrescente o caldo adicional. Está pronto seu delicioso arroz vegano.

DICA DA COZINHA DE MONICAVOX;-Tente esse truque: Use pimenta do reino preta junto com açafrão (eu uso esta combinação nos meus ovos orgânicos) ajuda a aumentar a absorção da curcumina do açafrão no corpo.

Visão pessoal…

A fitoterapia pode ser vista como a precursora da farmacologia moderna – aliás, muitos medicamentos modernos são derivados das plantas. Como tal, incluir sabores herbários na sua dieta diária pode fazer uma grande diferença na sua saúde alimentar. As ervas aromáticas e especiarias podem ajudar a digestão, infecções respiratórias, reumático e podem ajudar a melhorar o apetite, o tracto urinário, insónias, bem como os sintomas de constipação ou gripe.Todas as vezes que você adiciona sabor a suas refeições com ervas e condimentos, você reforça seu alimento sem adicionar nenhuma caloria. Você pode transformar algo comum e sem graça em algo com um sabor verdadeiramente extraordinário e bom para seu corpo, apenas acrescentando quantidades generosas de ervas e especiarias em suas refeições.Você sabia que algumas ervas e especiarias contêm uma variedade maior de alguns dos mais potentes antioxidantes do que qualquer outro alimento? Na verdade, muitas ervas e especiarias tem uma atividade antioxidante maior do que muitas frutas e verduras, algumas especiarias como cravo, açafrão, canela, têm de 10 a 50 vezes mais antioxidantes medidos pelo valor de capacidade de absorção de oxigênio (em relação ao peso);Os benefícios dos antioxidantes em especiarias incluem uma poderosa proteção contra muitas doenças graves, como câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, degeneração muscular, doença de Alzheimer e envelhecimento.Ervas e especiarias adicionam um sabor extra e, quando combinados com outros alimentos nutritivos, realmente aumentam exponencialmente os antioxidantes naturais, os fitonutrientes e o poder antiinflamatório dos alimentos.

Inspiração…

BB Aggarwal, Kumar A AC, Bharti. Anticâncer em potencial da curcumina: estudos pré-clínicos e clínicos. Anticancer Res. 2003; 23:363-398.

Aggarwal BB, S Shishodia, Y Takada, et al. A curcumina suprime o paclitaxel induzida via fator nuclear kappaB em células de câncer de mama e inibe a metástase pulmonar de câncer de mama humano em ratos imunodeficientes. Cancer Res Clin. 2005; 11:7490-7498.

Lin YG, AB Kunnumakkara, Nair A, et al. A curcumina inibe o crescimento tumoral e angiogênese no carcinoma ovariano, orientando o caminho fator nuclear kappaB. Cancer Res Clin. 2007; 13:3423-3430.

Cozinha Queima Gordura

101 Alimentos antienvelhecimento

Viabilização da curcumina natural nanoencapsulada … – Teses USP

ESTUDO PROSPECTIVO DA Curcuma longa L.

avaliação da atividade antimicrobiana de microcristais de curcumina

Efectos farmacológicos y nutricionales de los extractos de Curcuma …

Monicavox

Recomendo…..

Resultado de imagem para imagens sobre livros sobre curcuma

Resultado de imagem para imagens sobre livros sobre curcuma

 

Anúncios

Um comentário em “A Cozinha de Monicavox-Cúrcuma; a especiaria curativa que vem da Ìndia……com receitas….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s