A Cozinha de Monicavox-Biomassa de banana verde….com receitas….

Resultado de imagem para IMAGENS DE BIOMASSA DE BANANAA BIOMASSA DE BANANA VERDE consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal.

A biomassa de banana verde é feita a partir da banana verde, trazendo benefícios para a saúde como:

  • Ajudar no emagrecimento, pois é pobre em calorias e rica em fibras que dão a sensação de saciedade;
  • Combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras;
  • Combater a depressão, por ter triptofano, uma substância importante para formar o hormônio serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar;
  • Diminuir o colesterol alto, pois ajuda a reduzir a absorção de gordura no organismo;
  • Prevenir infecções intestinais, pois mantém a flora intestinal saudável.
Biomassa de banana verde ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol

Principais nutrientes da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal. Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui. Esta fibra também previne o diabetes tipo 2 e melhora o trânsito intestinal.

A biomassa de banana verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento. O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde.

Para obter seus benefícios, deve-se consumir 2 colheres de sopa de biomassa por dia, que pode ser feita em casa ou comprada pronta em supermercados e lojas de produtos naturais.

Como fazer biomassa de banana verde

Para fazer biomassa de banana verde em casa pode ser guardada na geladeira por até 7 dias ou no congelador por até 2 meses.

Ingredientes

  • 5 bananas nanicas verdes, de preferência orgânicas
  • Água

Modo de preparo

Lavar bem as bananas e colocá-las ainda com casca numa panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas. Levar ao fogo e deixar cozinhar na pressão por 8 minutos, deixando a panela esfriar naturalmente até perder a pressão. Retirar as cascas e bater a polpa ainda quente no liquidificador, guardando em seguida em pequenas porções na geladeira ou no congelador.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de biomassa de banana.

Quantidade em 100 g de biomassa de banana verde
Energia: 64 kcal
Proteínas 1,3 g Fósforo 14,4 mg
Gordura 0,2 g Magnésio 14,6 mg
Carboidratos 14,2 g Potássio 293 mg
Fibras 8,7 g Cálcio 5,7 mg

Pode-se usar a biomassa de banana verde em vitaminas, sucos, patês e massas de pães ou bolos, além de alimentos quentes, como mingau de aveia, caldos e sopas. Conheça também os benefícios dos diversos tipos de banana.

Benefícios da biomassa de banana verde

Previne o diabetes tipo 2: As fibras da biomassa de banana verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Estes picos de glicose levam a picos de insulina. Diante de constantes picos de insulina, alguns órgãos passam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.

Ajuda na perda de peso: A biomassa de banana verde contribui para o emagrecimento porque as fibras evitam o pico de glicose e fazem com que ela seja liberada aos poucos, fazendo com que a pessoa sinta saciedade por mais tempo.

 Melhora a saúde da microbiota intestinal: A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal.

Melhora a imunidade: O amido resistente da biomassa de banana verde contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

A biomassa de banana verde melhora a imunidade

Além disso, quando a microbiota intestinal está saudável, ela produz uma substância chamada butirato, um aminoácido de cadeia curta que é um combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar invasores.

Diminui os níveis de colesterol: O butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado. Já o amido resistente reduz o colesterol que nós ingerimos.

Melhora o trânsito intestinal: As fibras não digeríveis na da biomassa de banana verde contribuem para a formação do bolo fecal, com um bolo fecal maior, ele sairá com mais facilidade. Assim, há melhora no trânsito intestinal.

Resultado de imagem para IMAGENS DE BIOMASSA DE BANANA

E NA COZINHA DE MONICAVOX….

Receita de Brigadeiro de Biomassa

Esse brigadeiro deve ser feito com a biomassa fria, mas sem ter sido congelada.

Ingredientes

  • Biomassa de 2 bananas verdes
  • 5 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de manteiga ghee clarificada
  • 5 gotas de essência de baunilha ou uma fava de baunilha natural

Modo de Preparo

Bater tudo no liquidificador e fazer bolinhas com a mão. Ao invés do granulado tradicional de chocolate, pode-se utilizar castanhas ou amêndoas trituras ou cacau granulado. Deve-se deixar na geladeira até que as bolinhas fiquem bem firmes antes de servir.

Estrogonofe de biomassa de banana verde

Ingredientes para o estrogonofe

  • 1 xícara (240 g) de biomassa de banana verde (se compra em lojas de produtos naturais)
  • 500 g de Tofu orgânico defumado cortado em quadradinhos pequenos
  • 250 g de molho de tomate fresco
  • 1 cebola picadinha
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 2 xícaras de água
  • 200 g de cogumelos frescos

Modo de preparo

Refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentando o tofu até ficar dourado e, por fim, acrescentar o orégano . Depois acrescentar o molho de tomate e deixar cozinhar um pouco. Acrescentar os cogumelos, a biomassa e a água. Pode-se temperar com sal e pimenta a gosto e também acrescentar ervas frescas, manjericão ou outra erva aromática que intensifique o sabor e não adicione calorias.

Resultado de imagem para IMAGENS DE farinha BIOMASSA DE BANANAComo fazer a farinha de banana verde

Para fazer a farinha de banana verde em casa basta seguir a receita:

Ingredientes

  • 6 bananas verdes

Modo de preparo

Cortar as bananas em rodelas médias, colocar lado a lado em uma forma e levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-la. Deixar até elas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando na mão. Retirar do forno e deixar esfriar na temperatura ambiente. Depois de totalmente frias, colocar as rodelas no liquidificador e bater bem até virar uma farinha. Peneirar até a farinha ficar na espessura desejada e guarde num recipiente bem seco e tampe.

Esta farinha de banana verde caseira dura até 20 dias e não contém glúten.

Como usar

A quantidade de farinha de banana verde que se deve consumir por dia é de até 30 gramas. Você pode adicionar até 2 colheres (de sopa = 20g) num copo de água e tomar em jejum ou adicionar no iogurte, na fruta, na vitamina de frutas ou no feijão, por exemplo.Ela não tem um sabor forte e também pode ser usada para substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, muffins, biscoitos e panquecas. Mas é importante consumir mais água que o habitual para garantir que o bolo fecal fica bem hidratado, facilitando sua saída. Caso contrário, as fezes ficarão muito secas.

Benefícios da Farinha de Banana Verde e Como usarReceitas com farinha de banana verde

1. Bolo de banana com passas

Este bolo é saudável e não tem açúcar, mas é doce na medida certa porque tem banana madura e uvas passas.

Ingredientes:

  • 2 ovos orgânicos
  • 3 colheres de óleo de coco
  • 1 1/2 xícara de farinha de banana verde
  • 1/2 xícara de farelo de aveia
  • 4 bananas maduras
  • 1/2 xícara de uva passa
  • 1 pitada de canela
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, colocando o fermento por último, até que fique tudo uniforme. Leve ao forno para assar durante 20 minutos ou até que passe no teste do palito.O ideal é colocar o bolo em pequenas forminhas ou num tabuleiro para fazer muffin porque ele não cresce muito e tem uma massa um pouco mais espessa que o normal. Assim ele irá ficar mais bonito e irá cozinhar mais rápido.

Benefícios da Farinha de Banana Verde e Como usarPanqueca com farinha de banana verde

Ingredientes:

  • 1 ovo orgânico
  • 3 colheres de óleo de coco
  • 1 xícara de farinha de banana verde
  • 1 copo de leite de amêndoa
  • 1 colher de fermento biológico
  • 1 pitada de sal rosa e de açúcar de côco ou stévia

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes com um mixer e depois prepare cada panqueca colocando um pouquinho da massa numa frigideira pequena untada com óleo de coco. Aqueça os dois lados da panqueca e depois use como recheio frutas, tofu orgânico ou queijo de sementes com tomates e manjericão, por exemplo.

Veja mais receitas http://www.mdgjoseluizgori.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/19/1430/79/arquivos/File/FOLDERBIOMASSA.pdf

 Resultado de imagem para IMAGENS DE livros sobre farinha BIOMASSA DE BANANAVisão pessoal…

Ao longo dos anos, os consumidores buscam por produtos de simples e fácil preparo e que possam oferecer características funcionais visando uma melhor qualidade de vida. A biomassa de banana verde é um alimento que além de apresentar muitas vantagens nutricionais, possui elevada quantidade de fibras e amido resistente capaz de desempenhar importante função no organismo. Este alimento pode ser incorporado em diversas formulações sem alterar o sabor original. Segundo estudos científicos, o consumo da massa de banana verde aumenta extraordináriamente a umidade do conteúdo intestinal e melhora de forma considerável o funcionamento do intestino. Outro benefício que se tem na ingestão desses produtos é o processamento da fermentação do amido resistente nas porções finais do cólon intestinal colaborando para a eliminação de produtos nocivos à saúde intestinal e para a reabsorção indesejável de ácidos biliares. Assim, os produtos derivados de banana verde mostram-se favoráveis na prevenção de intolerâncias e alergias alimentares. Com isso por ser um produto sem sabor e odor é uma alternativa para aproveitar todos os benefícios da fruta, sendo assim pode-se adicionar esta massa na formulação de qualquer produto já existente sem alterar as características sensoriais do produto final.Que tal experimentar estas receitas e adicionar mais este hábito saudável na sua alimentação?

Inspiração…..

biomassa de banana verde – um alimento funcional – Vale Mais

Propriedades Funcionais da Biomassa e Farinha de Banana Verde

Monicavox

Recomendo…

Resultado de imagem para IMAGENS DE livros sobre farinha BIOMASSA DE BANANA

Anúncios

Um comentário em “A Cozinha de Monicavox-Biomassa de banana verde….com receitas….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s