Ainda há tempo para salvar o planeta?

Resultado de imagem para imagens sobre mudanças climáticasPor milhares de anos, muitas gerações da humanidade vieram e se foram, mas a Terra continuou se renovando e sustentando a vida. Pelo menos, até agora.Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo entrou na chamada Grande Aceleração, um período de muitas mudanças. Em mais ou menos 70 anos, houve grandes avanços nas tecnologias de transporte, de comunicação e outras, que por sua vez causaram mudanças nunca vistas na economia. Muitos hoje levam um padrão de vida que antes se considerava impossível. E, nesse meio-tempo, a população da Terra quase triplicou…..

Mas tudo isso tem um custo. As atividades humanas estão sobrecarregando os ciclos naturais da Terra. De fato, alguns cientistas dizem que estamos vivendo numa época geológica chamada de Antropoceno — um período em que os humanos causam danos cada vez maiores ao planeta.

A Bíblia(??) predisse um tempo em que o homem ‘arruinaria a terra’. (Revelação [Apocalipse] 11:18) Alguns se perguntam se já vivemos nessa época. Quanto estrago ainda será feito? Ainda há tempo para salvar o planeta?

UM PROBLEMA IRREVERSÍVEL?

Será que a Terra está chegando a um ponto em que os danos serão irreversíveis? Alguns cientistas acham difícil prever os efeitos das mudanças climáticas. Por isso, temem que talvez já estejamos num ponto crítico, em que os danos causados por essas mudanças provocarão resultados desastrosos.

Um urso polar em cima de um pedaço de gelo

Considere, por exemplo, a camada de gelo da Antártida Ocidental. Alguns acreditam que, se o aquecimento global continuar, chegará um ponto em que o derretimento dessa camada será irreversível. Como assim? Por natureza, o gelo reflete os raios do sol. Quando a camada de gelo derrete, acaba expondo o oceano que está abaixo dela. O oceano, por ser escuro, absorve o calor. Quanto mais oceano fica exposto, mais calor é absorvido, o que aumenta o derretimento do gelo, criando assim um círculo vicioso. O resultado é um aumento no nível do mar, o que pode significar desastres na vida de milhões de pessoas.

O PREJUÍZO AUMENTA

Várias estratégias foram criadas para lidar com a “emergência planetária” que enfrentamos. Uma delas, conhecida como “desenvolvimento sustentável”, tem como objetivo promover o crescimento social e econômico respeitando os limites ecológicos do planeta. Quais têm sido os resultados?

Infelizmente, assim como acontece com a crise na economia mundial, a dívida do homem com o planeta aumenta de modo descontrolado. Os humanos gastam os recursos do planeta mais rápido do que a Terra consegue repor esses recursos. Pode-se fazer algo a respeito? Um ecologista admite: “A verdade é que não temos a menor idéia de como administrar o planeta.”

A TERRA, NOSSO LAR ETERNO

Pyarelal, secretário de Mohandas Gandhi, citou as palavras desse falecido líder espiritual da Índia: “A Terra provê o suficiente para as necessidades de todos os homens, mas não para a sua ganância.

O planeta Terra

A Terra é valiosa demais para ser arruinada

Anúncios

Um comentário em “Ainda há tempo para salvar o planeta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s