A Cozinha de Monicavox-Amêndoas,a semente da longevidade…..com receitas….

O QUE ACONTECE AO CORPO SE COMERMOS 30 GR DE AMÊNDOAS POR DIA?

 Amêndoas: alimento bom, saudável e rico em propriedades nutricionais. Mas o quanto precisaria comer por dia? E o que aconteceria ao corpo se consumirmos a quantidade certa de amêndoas todos os dias?Amêndoas, como muitos outros tipos de frutas de casca rígida, são ricas em vitaminas e minerais úteis para o nosso corpo. Nos dão energia boa, contêm proteínas vegetais e fibras que contribuem para a saúde do intestino.Além disso, sendo um alimento muito rico em magnésio, também ajuda o nosso sistema nervoso em caso de estresse ou fadiga, enquanto a sua grande presença de cálcio é muito útil para os ossos.Nossa pele também irá se beneficiar com a ingestão diária de amêndoas, graças à presença de vitamina E e de outros antioxidantes que a deixará mais macia e mais jovem.

Os benefícios das amêndoas

Vários estudos científicos confirmam que as amêndoas fazem bem se consumidas regularmente (ainda que juntamente com outras frutas de casca rija, também conhecidas como frutas secas). Foi demonstrado que aqueles que as consomem regularmente, têm baixos níveis de colesterol ruim e uma circulação melhor.

Excelente também é o efeito que amêndoas apresentam sobre a glicose e sobre a sensação de saciedade. Alguns estudos têm destacado o fato de as frutas secas serem capazes de controlar os níveis de açúcar no sangue e a sensação de fome. Além disso, as amêndoas são ricas em Omega 3, ácidos graxos essenciais preciosos para a saúde do coração e muito mais.

Graças à presença destas gorduras boas, as amêndoas também têm fortes qualidades anti-inflamatórias e são também ricas em antioxidantes que neutralizam os radicais livres. Um estudo realizado, demonstrou que comer frutas secas regularmente, entre elas, as amêndoas, ajuda a prolongar a vida e a se manter longe de doenças como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.

 Qual a quantidade de amêndoas que se deve comer por dia?

amendoas coracao

A quantidade de amêndoas, e em geral de frutas secas, a ser consumida por dia, não deve exceder os 30-35 gramas, o que corresponde a cerca de 15-20 amêndoas (dependendo do tamanho). Ultrapassar esta quantidade significa fornecer muitas calorias ao corpo. O melhor é consumi-las com as peles que parecem conter muitas substâncias antioxidantes.

Estes são os valores que têm mostrado o máximo de benefícios em vários estudos sobre o consumo de frutas de casca rija, especialmente os feitos para avaliar a redução do colesterol e os triglicéridos em doentes com hipertensão ou síndrome metabólica.

Como inserir amêndoas em nossa dieta diária?

As amêndoas são ótimas como inibidoras do apetite, ideal portanto consumi-las no meio da manhã ou no meio da tarde como merendinhas saudáveis. Outras maneiras de incorporá-las em sua alimentação diária são por exemplo ralando-as e usando-as como alternativa ao queijo ralado.

As amêndoas são boas também em receitas de bolos e biscoitos caseiros. Use a farinha de amêndoas para substituir o trigo e criar receitas sem glúten.A manteiga de amêndoas também é uma outra ótima opção para incorporar este alimento na dieta, substituindo-a pela manteiga comum em receitas doces e salgadas.

Além destas opções, existe também o leite de amêndoas, muito saudável e útil para quem sofre de dispepsia e prisão de ventre.Então, nos resta desfrutar de todos os benefícios que as amêndoas têm para nos oferecer, não deixando faltar este alimento precioso em nossas casas.

Resultado de imagem para imagens sobre ricota de amendoasE na Cozinha de Monicavox…

QUEIJO DE AMÊNDOAS

Ingredientes

1 xícara de amêndoas cruas
1/2 xícara de água
3 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) de sal marinho

Preparo

Escalde as amêndoas em água fervente por alguns minutos e remova as peles. Cubra com água e deixe de molho de um dia para o outro (12 horas). Escorra.
Coloque as amêndoas em um processador ou liquidificador junto com os demais ingredientes e bata em potência alta por cerca de 5 minutos. Cubra uma peneira média com “pano de fralda” duplo ou outro tecido de algodão limpo. Despeje o conteúdo sobre ela, junte as pontas do tecido e prenda com um elástico, apertanto bem para que solte o excesso de água. Mantenha a peneira sobre um recipiente que possa receber o líquido que escorre, e deixe na geladeira por pelo menos 12 horas.
Remova delicadamente o queijo do pano. Cubra uma assadeira pequena com papel manteiga, pincele o queijo com azeite de oliva (opcional) e asse em forno médio-baixo por cerca de 30 minutos.

Este queijo pode ser consumido em lanches ou utilizado em receitas diversas. Você pode variar a receita, adicionando levedo de cerveja, alho, ervas frescas picadas, etc.

Resultado de imagem para imagens sobre ricota de amendoasRICOTA DE AMÊNDOAS

Ingredientes

  • 1 xic de amêndoas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colher de sopa de orégano
  • 1 colher de sopa de cebolinha
  • 1 colher de sopa de salsinha
  • pitada pimenta do reino
  • 1 colher de chá de sal rosa do himalaia

Modo de preparo

  1. Deixe as amêndoas de molho por 8 horas em água.
  2. Passe as amêndoas em água quente e depois na água gelada para que a casquinha se solte facilmente.
  3. Bata tudo no liquidificador ou processador.

    BOLO DE CACAU COM AMÊNDOAS

    Esta receita de bolo é muito versátil e permite que você invente muitas variações com a mesma massa recheando, cobrindo, adicionando frutas secas ou frescas, amêndoas, nozes, castanhas ou o que você mais imaginar que pode ficar legal com um bolo de chocolate. Massa fofinha, de fácil preparo.

INGREDIENTES PARA O BOLO
  • 2 xícaras de farinha de aveia 
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar de coco
  • 1/2 xícara de cacau 100% em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó 
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 3/4 xícara de óleo vegetal de coco
  • 1 pitada de sal rosa

PREPARO

Você pode fazer este bolo à mão, não é necessário o uso de batedeira. É uma massa muito fácil de fazer que não requer muito trabalho. Em uma bacia grande peneire as farinhas, o açúcar, o bicarbonato e o cacau. Misture bem estes ingredientes secos até obter uma única cor. Então comece a adicionar os líquidos. Alterne o óleo com a água fervendo, misturando bem ate agregar todos os ingredientes. Coloque a baunilha e por ultimo acrescente o fermento apenas misturando bem, sem bater. A massa fica com uma consistência mole, é normal, não se preocupe. Unte uma forma de buraco no meio ou outro tipo que você preferir. Despeje a massa e ajeite com uma espátula. Leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura media por mais ou menos 30 minutos. Cuidado para não  deixar o bolo assar demais. Os bolos veganos secam mais rapidamente do que os outros e assam mais rápido também. Depois que assar, deixe esfriar para desenformar evitando assim que se quebre quando removido da forma. Coloque em um prato e prepare a cobertura.

Resultado de imagem para imagens sobre amendoas

As vantagens do leite de amêndoas sobre os outros tipos mais comuns de leite cheio de aditivos e estrogênio

O leite de amêndoas proporciona aos seres humanos muito mais do que uma opção refrescante: é também uma bebida muito importante para o bom funcionamento do metabolismo humano, pois ajuda o corpo a absorver nutrientes e vitaminas, através do magnésio que fornece. Também é uma boa fonte de cálcio e não interfere na absorção de vitaminas, mineras e nutrientes. É uma boa opção para o lanche das crianças, diferentemente do leite de soja, que, por vezes, prejudica o desenvolvimento dos pequenos menores de 5 anos.Com a chegada do outono, as noites refrescam e tomar um chocolate quente, além de nutritivo, é uma delícia. Vamos aprender a fazer um achocolatado de leite de amêndoas, que também pode ser tomado frio.O chocolate é um dos alimentos que mais seduz os paladares de todo o mundo.Além do seu sabor delicioso, o chocolate contém componentes como a feniletilamina, que atua no cérebro produzindo um efeito de bem-estar e melhorando o estado de ânimo.O bom desta receita que vamos aprender é que ela segue o mesmo procedimento dos leites vegetais, logo esse o chocolate pode ser consumido por veganos e intolerantes à lactose, além de incorporar todas as propriedades da amêndoa.

Ingredientes (para dois copos):

círculo verde 2 copos de água purificada

círculo verde 24 amêndoas hidratadas

 círculo verde 2 colheres de sopa de coco ralado

círculo verde 1/2 colher de chá de canela em pó

círculo verde 1 colher de chá de cacau em pó amargo e sem açúcar

círculo verde 1 colher de chá de sementes de gergelim

círculo verde 4 tâmaras pequenas para adoçar (podem ser substituídas por uvas passas, stevia ou mel)

Modo de preparo; um achocolatado com leite de amêndoas:

1. No liquidificador, coloque a água junto com as amêndoas e o coco ralado até misturar tudo.

2. Acrescente a canela, o cacau, as sementes e as tâmaras. Bata novamente até conseguir uma mistura bem homogênea.Resultado de imagem para imagens sobre amendoasVisão pessoal…

Amêndoas são castanhas deliciosas e extremamente nutritivas. Possuem gorduras fundamentais para o corpo humano que ajudam a controlar o colesterol ruim e a manter a pele sempre hidratada e jovem.É uma opção que pode ser encontrada em produtos comestíveis bem como em uma vasta gama de produtos de beleza. De cremes hidratantes a perfumes, o leite de amêndoas é, com certeza, um dos queridinhos do século 21.Embora as frutas de casca rija possam parecer inofensivas à primeira vista, não devemos nos esquecer porém, que também neste caso há contraindicações e casos em que elas não são recomendadas. Se você sofre de cálculos renais ou de cálculos biliares, você precisa consumir amêndoas com moderação, pois frutas secas, de casca rija e outros alimentos ricos em oxalato, podem agravar a situação. Também àqueles que sofrem de herpes, as amêndoas não são recomendadas devido à presença do aminoácido arginina que pode promover a replicação do vírus.

Inspiração…

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE AMÊNDOAS

Leites vegetais contribuem para a saúde humana

Monicavox

Recomendo…

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s