Manual prático contra a auto-sabotagem

Resultado de imagem para autosabotagem imagens Sabe aquela situação que insistentemente se repete em sua vida, mesmo após você ter jurado que jamais passaria por tudo aquilo novamente?Quando somos nós que contribuímos inconscientemente para que tudo aconteça de errado, dá-se o nome a isto de auto sabotagem ou auto boicote;E você?

Se considera uma pessoa que nasceu para dar certo?

Como você reage frente as dificuldades da sua vida? 

Espero  que você não seja do tipo que reclama de tudo, que se acha injustiçado toda vez que algo dá errado.  Pois dependendo do tipo de atitude que tem como “não fazer nada” é relativamente proporcional ao sofrimento.Quem muito reclama – muito sofre.Se você compreende que tudo o que acontece é provocado por você, então a única coisa a fazer é mudar.

A pessoa sabe quando se auto sabota?A resposta é: na maioria das vezes “não”.Auto sabotagem provoca prejuízo, mas nem sempre a pessoa se dá conta do que está fazendo contra ela mesma, geralmente culpa o destino por tudo que acontece.

 Resultado de imagem para autosabotagem imagensComo acontece o auto boicote?

 Uma  pessoa pode desenvolver  no decorrer da vida comportamentos repetitivos prejudiciais  e  passar a responder não de forma circunstancial, mas de um jeito automatizado.Às vezes,  esse aprendizado  pode vir da  fase  infantil,  quando a criança é controlada pelo adulto,  vindo a fortalecer a inadequação por experiências então adquiridas no decorrer da vida.O auto sabotador cria um teor relacionado a circunstâncias passadas e negativas,  que com o passar do tempo a mente impede que ele tome certas atitudes, mesmo sem razões lógicas aparentes. Ou também, pode ser que tenha acontecido algo na vida desta pessoa que remeteu a um sentimento de pouco valor;Quando o mínimo é aceito como “bom” a pessoa passa então a suportar tudo, mantendo esta repetição sem se atentar, pois já está acostumada com isso.Pode ocorrer de sentimentos como raiva, tristeza, frustração, ressentimento, culpa etc., contribuir fatalmente para a auto sabotagem.

Resultado de imagem para autosabotagem imagensPor que o auto boicote continua apesar dos danos?

 Algumas pessoas criam resistências com o que é novo, então, continuam com os comportamentos antigos mesmo que tragam tristeza, outras se acostumaram com a situação de nunca serem felizes de verdade, aliás, muitas nem sabem o que é ser feliz.Talvez de forma que não perceba, alguém pode agir por meio de auto sabotagens por temer arriscar-se e correr algum perigo. Porém, ao se prender a um problema a situação poderá sempre fazer parte da vida.Crenças negativas também podem tomar o controle e limitar a liberdade para escolher bem, pois controlam nosso comportamento.

Por exemplo, se um jovem acredita que não passar no vestibular é algo ruim, poderá a partir disso fazer de tudo para evitá-lo, como: não se decidindo em escolher uma área, repetindo o ensino médio várias vezes, e assim por diante.Às vezes a pessoa repete o comportamento que já conhece para ficar bem, mesmo sendo algo negativo. De forma errada aprendeu que era a atitude certa a ser tomada, e neste caso, a desculpa é a resposta pronta para evitar a mudança.O resultado do auto boicote é negativo, podendo trazer sentimento de tristeza e desesperança.

Resultado de imagem para autosabotagem imagensA exterminação do auto boicote

Estar em harmonia e trabalhar para crescer sempre é possível, desde que a pessoa perceba o que está ocorrendo, e que tal situação é insustentável.Uma pessoa que se auto boicota é obrigada a se superar para conseguir vencer na vida.Se você é um auto sabotador também deve ser um bom observador, para analisar em si mesmo as principais dificuldades que precisa superar.Cada um traz em si mesmo os meios necessários para o seu próprio melhoramento.A maior virtude que uma pessoa pode ter não é o dinheiro, mas ser forte o suficiente para vencer o limitador que há dentro de si mesmo.

Aquele que se auto boicota é alguém que conheceu muitas dificuldades, também que já se levantou muitas vezes; seria uma virtude se não se repetisse tanto em sua vida a “dor”.Cada problema,  cada dificuldade,  faz você crescer e se desenvolver; para melhorar  é  preciso  uma palavra-chave “aprender ”. Aprender a ser diferente, ter uma visão aberta as possibilidades e querer ser feliz.

Resultado de imagem para autosabotagem imagensO auto sabotador precisa reconhecer que cada dificuldade em situações que se repetem é uma oportunidade que a vida lhe proporciona para aprender e agir com postura diferente.

 Ficar reclamando, maldizendo não adianta, isso só mantém o problema. Se você olhar para trás verá que muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar.É preciso lembrar ainda que por mais que alguém deseje muito ser feliz, pode sentir dificuldade em se permitir isso.Quando uma pessoa age como  se não fosse merecedora de algo melhor,  pode permanecer  no mesmo padrão de comportamento durante anos, ainda que custe muito sofrimento e dor.Não importa qual seja a crença limitante,  é só pensar no que  já conseguiu superar,  e a partir disso, acreditar na possibilidade de ser feliz;No entanto, é preciso se permitir, sem carregar a sensação de estar fazendo algo errado.

Buscar a evolução é tarefa pessoal de cada um, e ninguém mais do que a própria pessoa é responsável pelo crescimento;Mesmo que a capacidade aponte para outra direção o auto sabotador tirará completamente suas possibilidades de crescer. Somente a consciência e a mudança de atitude poderão mudar sua história.

 O auto sabotador tem que enfrentar a si mesmo.É no enfrentamento dos obstáculos que nos tornamos fortes;É nos obstáculos que encontramos  em  nós  a  verdadeira  força  interior,  algo que não ocorreria se tudo estivesse bem. 

Imagem relacionadaExemplos de autosabotagem mais comuns

 – Uma pessoa traída diz que jamais vai passar por isto novamente. Após um tempo se envolve num relacionamento igual ao anterior.

  – Um profissional trabalha numa empresa e é humilhado pelo gestor ou enganado pelos colegas.   Promete que tudo será diferente em outro lugar. Posteriormente muda de local e a mesma história se repete no novo emprego.

  – Uma pessoa diz que irá fazer regime, porque está muito acima do peso. Na primeira crise de ansiedade come exageradamente tudo que vê pela frente, principalmente alimentos ricos em calorias.

 – Alguém fala que não está feliz, mas quando sente alegria já acha que algo ruim vai acontecer para estragar tudo e realmente acontece.

 – Uma pessoa insiste em investir seu coração num relacionamento que traz insegurança mesmo sabendo que não dará certo.

 – Gasto exagerado com o que não precisa e jamais usa.

   Resultado de imagem para autosabotagem imagensAs respostas para estas perguntas podem ser reveladoras:

  – O que está ganhando ao agir assim?

  – O que irá perder se parar com isso?

  – O que acontece se você não tiver mais essa desculpa para não dar certo?

  – É seguro parar com isso?

  – Como irá agir sem se sentir vítima?

  – Não sendo coitadinho terá atenção, cuidado e carinho?

  – O que recebe agora com o auto boicote?

  Resultado de imagem para autosabotagem imagensCrenças limitantes podem ser identificadas ao tentar completar frases como:

 Eu não consigo fazer isso devido que __________________________.

 Não posso ter isso devido que _________________________________.

Imagem relacionadaVisão pessoal…

Como já dizia Krishnamurti, não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. Mas também não é sinal de saúde ficar aí odiando a vida e secretamente invejando todo mundo que você critica. E é através das minhas próprias dores que cheguei a um insight que realmente pode ajudar quem quiser ser ajudado: a busca pelo sucesso, pela felicidade, pela abundância ou por um trabalho com propósito é muito mais um processo de aceitação, observação, análise sem julgamento e contato com o seu Ser essencial, que está muito além do seu ego fracassado. É um alinhamento com a vibração certa, que atrai as coisas certas. Mas você só consegue mudar a frequência da vibração quando realmente convidar e sentir plenamente todos estes sentimentos contra os quais você desesperadamente tenta lutar inútilmente.No seu mundo agora, se você se identificou com tudo isso, só existe um erro de percepção. Está na hora de você se observar e se responsabilizar por sua própria vida. Está na hora de você redefinir o seu conceito de sucesso e criar suas próprias regras. Está na hora de você entrar em contato com a sua perfeição e glória. Está na hora de você se dar bem neste mundo, mesmo que não pertença a este mundo, e seja lá o que “se dar bem” queira dizer pra você…..

Inspiração….

Leia trecho do livro

A auto-sabotagem na mente e no corpo do paciente

O ciclo da auto sabotagem pdf

Pare de puxar o próprio tapete – clicRBS

Monicavox

Recomendo….

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Resultado de imagem para autosabotagem imagens

Anúncios

2 comentários em “Manual prático contra a auto-sabotagem

  1. Oi Mônica!

    Quantos relacionamentos maravilhosos não vividos, quantas oportunidades perdidas, quantas vezes vemos a felicidade escancarada na nossa frente e damos um passo pra trás com medo ou aquela voz sussurando um “não-merecimento”… auto-sabotagem é um inimigo oculto que se esconde lá nos porões do inconsciente e traze-lo à luz da consciência já é um enorme avanço! Ainda percebo que ele se apresenta em diversas situações, principalmente naquilo que quero muito, mas é nessas horas que devemos “pegar o touro à unha”, respirar fundo e fazer o que precisa ser feito.

    Muito bom o artigo, adorei!

    Grande beijo,

    Amina

    Curtir

    1. Oi Amina,

      A verdade é que ainda estamos sob a dominação de uma educação sob o ponto de vista humano-mental-espiritual altamente manipuladora;e pensarmos que a maioria da população humana foi educada para concordar com coisas que não conhece nem precisa,ser insegura e dependente,aceitar sem questionar nada ,sem contar a ocultação do conhecimento verdadeiro que liberta;podemos então ver como a auto-sabotagem ainda impera em nossa sociedade e na experiência humana.

      Não se iluda pois ainda estamos muito aquém de mudar isso;poucos são os seres humanos que enxergam, e menos ainda aqueles que tomam atitudes para se livrar desse redil.

      Fazer o que precisa ser feito exige mudança de hábito e esforço pessoal, o que a maioria das pessoas ainda prefere evitar,buscando caminhos alternativos, como remédios e muletas de todos os tipos.

      Ainda vamos ter de caminhar muito para sermos civilizados o suficiente para dizer não á essa “educação deseducante”, que dirá evoluídos, no sentido mais amplo da palavra.

      Os tempos estão mudando sim, mas o caminho ainda é longo e árduo.Vamos colaborar, divulgando o que cada um consegue fazer para melhorar e quebrar as correntes…..

      Outro grande beijo para voce,

      Muitas vibrações positivas da Mônica

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s