Ashwagandha-Uma raíz contra o estresse….

 

Ashwagandha

Ashwagandha

A Ashwagandha é uma planta que vem ganhando destaque e está sendo adotada por diversas pessoas que estão dispostas a desfrutar dos benefícios da natureza. Você pode não saber, mas ela pode contribuir e muito para você se sentir melhor, por isso, conheça a partir de agora um pouco mais sobre essa planta.

O Que é?

A raiz e bagas da Ashwagandha são utilizadas para fins medicinais. Devemos reconhecer que as informações atuais não são suficientes para julgarmos se ela é eficaz ou não, mas o consumo equilibrado é reconhecido como seguro. Ela se enquadra no grupo de plantas adaptógenas e pode te beneficiar para uma melhor adaptação e ainda oferecer um melhor suporte diante de condições adversas de temperaturas e efeitos externos. Essa planta também pode reduzir os impactos do estresse no organismo.Você pode achar bastante estranho esse nome dado à planta, mas Ashwagandha Sanskrito consiste na combinação da palavra Ashva, que significa cavalo, e gandha, que remete ao cheiro. Já podemos deduzir que a raiz contém um aroma forte, certo?

 Resultado de imagem para imagem sobre Ashwagandha Sânscrito

A planta é muito comum na medicina ayurvedica, Unani e indiana, porém, nestas, ela é descrita como “Ginseng indiano”. A Ashwagandha também é muito utilizada na medicina Africana para uma diversidade de doenças. Esse reconhecimento também foi resultado dos estudos voltados para a comprovação do aumento da eficiência para memorização.É importante ressaltarmos que não devemos confundir Ashwagandha com Alkekengi, pois ambos são conhecidos como cereja do inverno. A Ashwagandha também é muito escolhida por contribuir com efeito energético, pois pode diminuir também a produção em excesso do hormônio Cortisol.

Para que serve?

Há evidências que são utilizadas para afirmar que Ashwagandha pode reduzir os sintomas de ansiedade. Afirma-se que a eficiência dessa planta para essa finalidade está em estudo, preferível que seja consumida com uma combinação com uma dieta específica e uma respiração adequada.Algumas investigações clínicas mostram que um produto feito utilizando as propriedades contidas na Ashwagandha pode melhorar a atenção e o controle de impulsos em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Pesquisas preliminares afirmam que se a Ashwagandha for combinada com a terapia ayurvedica, pode haver melhora no equilíbrio de pessoas com ataxia cerebral.

Resultado de imagem para imagem sobre Ashwagandha SânscritoDiversos estudos buscam confirmar que a planta pode reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que pode ser um benefício muito buscado por pessoas com diabetes. Afirma-se também que a planta pode melhorar a qualidade do esperma, mas não a contagem de espermatozoides em homens inférteis. Não se sabe se a planta pode oferecer esse benefício, mas a infertilidade masculina pode ser reduzida.

A combinação da planta com um suplemento chamado Articulin-F pode melhorar os sintomas de artrite. Estudos realizados sugerem que uma combinação de ervas junto à Ashwagandha pode melhorar os sintomas da doença de Parkinson. A planta também pode ser consumida para reduzir as fadigas resultantes de treinos e exercícios físicos de alta intensidade.Abaixo você poderá conhecer algumas outras evidências de melhorias através da adição da Ashwagandha em seu plano alimentar.

  • Tumores;
  • Tuberculose;
  • Problemas de fígado;
  • Inchaço (inflamação);
  • Ulcerações;
  • Estresse;
  • Alteração da função do sistema imunológico;
  • Prevenção dos sinais de envelhecimento;
  • Fibromialgia.

Atualmente, mais de 200 estudos a respeito da planta são largamente reconhecidos na comunidade médica internacional. Alguns dos efeitos comprovados da erva incluem:

  • Proteção do sistema imunológico;
  • Auxilia no combate aos efeitos do estresse;
  • Melhora o aprendizado, a memória e o tempo de reação;
  • Reduz a ansiedade e a depressão, sem causar a tontura típica de tratamentos;
  • Auxilia no combate à degeneração cerebral (como no caso do Alzheimer);
  • Estabiliza o açúcar no sangue;
  • Possui efeito anti-inflamatório;
  • Melhora o desempenho sexual para homens e mulheres;

A ashwagandha como uma erva adaptógena

Na medicina tradicional indiana, há ervas específicas com benefícios adaptógenos, e a ashwagandha é uma delas. Substâncias adaptógenas são aquelas que modulam a resposta do corpo ao estresse e à mudança ambiental.

Estas substâncias auxiliam o corpo a conviver melhor com mudanças, pressões externas e toxinas. Além disso, trabalham a ansiedade e a insônia no sentido de amenizar seus sintomas.

Como incluir a ashwagandha na dieta?

Na tradição indiana, os nutrientes da erva são metabolizados e convertidos em energia através da dieta diária. Ela é adicionada como uma espécie de suplemento efetivo para balancear as funcionalidades do corpo.Atualmente, a maioria das pessoas consome a erva na forma de cápsulas – até mesmo na Índia. Em geral, utiliza-se doses diárias entre 600 mg e 1.000 mg – em alguns casos, são tomadas duas doses. Para quem sofre de insônia ou ansiedade, a forma tradicional de consumir ashwagandha é uma xícara de leite quente com uma colher de chá da erva em pó antes de dormir.Quem busca por experiências mais autênticas, é possível encontrar a versão em pó da erva em lojas especializadas ou étnicas.

Resultado de imagem para imagem sobre Ashwagandha Sânscrito

Como Tomar?

Você pode consumir a Ashwagandha em chás, caso queira desfrutar do sabor amargo e também do poder termogênico que essas bebidas oferecem. Uma dica é combinar a planta junto a outras ervas, para que assim o sabor singular possa ficar menos evidente.Caso queria apenas desfrutar dos possíveis benefícios oferecidos pela Ashwagandha, você poderá encontrar a planta em versões de comprimidos. Se consumir o comprimido no período matinal, você poderá desfrutar do efeito energético durante todo o dia, mas se desejar consumir a noite, afirma-se que poderá dormir melhor.

Efeitos Colaterais

É dito que o consumo a curto prazo da Ashwagandha é possivelmente seguro. A segurança do uso a longo prazo não é conhecida. Dosagens excessivas da planta podem causar dores no estômago, vômitos e diarréia. Não há conhecimento se a aplicação de Ashwagandha diretamente sobre a pele é segura.

A ashwagandha pode aumentar o sistema imunológico, por isso, não consuma a planta junto a medicamentos que diminuem o funcionamento do sistema, pois ela poderá reduzir os efeitos oferecidos pelos remédios. A planta também pode causar efeito energético, por isso, caso consuma remédios para dormir, evite essa combinação, pois pode reduzir a eficiência do medicamento.É recomendado que gestantes e mulheres em fase de amamentação não consumam a planta. Há evidências que induzem à interpretação de que a planta pode causar abortos espontâneos e ainda comprometer a composição do leite materno.Em casos de diabéticos, se você consome medicamentos para manter os níveis de açúcar baixos, é fundamental que atente para um consumo controlado de Ashwagandha, para que assim seja evitada a ocorrência de hipoglicemia.

A planta pode diminuir também a pressão arterial. O consumo irregular pode causar queda da pressão em pessoas que já convivem com esta baixa. A Ashwagandha ainda pode interferir no efeito oferecido por medicamentos usados para a redução de pressão arterial, por isso, é recomendado que o consumo seja controlado.

Caso você possua irritações no sistema gastrointestinal e úlceras no estômago, evite o consumo da planta, pois essa pode contribuir negativamente.

 

Qual Comprar

É importante que você avalie e reconheça os seus reais objetivos desejados. Caso queira realmente desfrutar do paladar oferecido pela planta, é recomendado que você busque consumi-la em sua forma natural, ou em infusão.Há pessoas que buscam alternativas para contribuir para uma melhor ação do sistema imunológico diante das adversidades externas, por isso, é recomendada a versão em comprimidos. Essa forma também pode ser muito indicada para pessoas que desejam controlar a ingestão, assim evitando os possíveis efeitos secundários.

Onde comprar?

A compra de Ashwagandha pode ser feita em lojas de produtos naturais. Há lojas de suplementos alimentares que estão disponibilizando as versões em comprimidos, mas não é facilmente encontrada. Algumas lojas com serviços online também disponibilizam a venda, mas é importante que você busque recomendações sobre esses estabelecimentos.

Resultado de imagem para imagem sobre Ashwagandha Sânscrito

Visão pessoal….

A ashwagandha é uma das ervas mais poderosas da medicina tradicional indiana. Ela é utilizada há milênios como uma erva de cura para uma grande variedade de condições. Em especial, destaca-se sua capacidade de recuperação de danos.No sânscrito indiano, ashwagandha significa “o respiro do cavalo”, indicando seu potencial de vigor e força. Tradicionalmente, a erva é prescrita para fortalecimento do sistema imunológico após períodos de doenças.Em alguns locais do mundo, a ashwagandha é tratada como o Ginseng Indiano, por sua capacidade de rejuvenescimento. No entanto, na classificação botânica, as duas plantas não apresentam proximidades.Na verdade, a ashwagandha pertence à família do tomate, e é um arbusto baixo com folhas ovais e flores amarelas. Ela produz frutas vermelhas do tamanho de passas. A erva é originária das regiões secas da Índia, do norte africano e do Oriente Médio. Atualmente, é cultivado e – principalmente – revendido ao redor do mundo.Segundo a medicina tradicional indiana, não faltam motivos para recorrer à ashwagandha. Atribui-se à erva a capacidade de resolver o estresse, a fadiga, a falta de energia e a dificuldade de concentração. Seu uso auxilia a aliviar todos estes sintomas e é um estimulante natural.A ashwagandha possui efeitos na saúde que já foram comprovados pela medicina atual. Rica em diversos compostos químicos e nutrientes, a raiz da planta costuma ser a parte mais utilizada para o desenvolvimento medicinal.Vamos tentar usar menos remédios e pesquisar as ervas do nosso planeta azul que a natureza tão sábia e generosa nos dá….

Inspiração….

Ashwagandha – Ginseng Indiano

ashawaganda

Withania somnifera (Ginseng indiano)

Estresse físico e mental | Adaptógenos

Monicavox

Recomendo….Resultado de imagem para imagem sobre livros sobre ginseng indiano

Resultado de imagem para imagem sobre livros Ashwagandha Sânscrito

Imagem relacionada

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s