A Yoga como instrumento de transformação

Resultado de imagem para imagens sobre yogaA Yoga como um sistema de conhecimento, é a transformação da base física no cósmico.Esta transformação do físico no cósmico/espiritual é a transformação do profano ao sagrado,ou da base da História do Cosmo.Como o Buda disse;”Dentro deste corpo de seis pés de comprimento, encontra-se o Universo inteiro”. Quer dizer, a estrutura composta do corpo físico como também do corpo etérico é meramente um microcosmo do universo macrocósmico.Não estamos destinados a permanecermos nesta forma física densa.Ela representa meramente a extensão final da possibilidade físico material.

Quando se lê a História Cósmica, a correta visão a se manter é do ponto de vista yóguico. A yoga, neste sentido, é uma ciência pura, que tem conseguido existir ao longo da História.Muitas pessoas hoje praticam a Yoga porque acham que os tornarão belos, bem sucedidos e espiritualizados, porém a Yoga é realmente a ciência pura que habita na verdadeira natureza da realidade.É mediante o “controle das ondas de pensamento” que se chega ao controle dos pensamentos.Yoga significa “UNIÃO” e é empregada primeiro no antigo Rig Veda, então associada á palavra “UNIR”,ou pôr juntos, para criar união. Desta definição, a ideia da Yoga é que é um meio de alcançar a união com o divino,pela união interior consigo mesmo, genericamente falando.

Como já mencionamos  nas séries anteriores(primeira ,segunda , terceira e quarta partes),o maior problema da construção mundial de pensamentos atuais é que o homem ainda não sabe o que é uma VERDADEIRA construção mundial.Sempre está, como um louco, falando consigo mesmo.Não faz nenhum sentido, poder controlar as ondas de pensamento,ou ainda saber que há uma ciência para isso,quando não há uma completa visão de mundo diferente da que estamos vivenciando através de várias Matrix.

A visão mundial ou perspectiva Yóguica é habitar na real natureza da realidade para controlar as ondas de pensamento. Desta forma,não se permitirá mais estar constantemente sujeito ás reações emocionais descontroladas, a pensamentos habituais de limitação ou aqueles outros programas que mantém os laços de retroalimentação fixos junto com o posto de vista da realidade. Somente quando aprendermos a controlar essas ondas de pensamento, experimentaremos o que se chama “habitar no real”. Neste ponto,poderemos ver como os nossos pensamentos criam ilusões ou uma personalidade ilusória.

Isto é a Yoga;a união da substância física consciente que nós somos com a permanente natureza da realidade.Podemos chamar de sintoma “sempre existente de atenção”,totalmente desperta, ou chamar de “interpenetração da mente do Plenum Cósmico” em todas as coisas–chegamos a ser UM com ela,porque estamos habitando a real natureza da verdadeira realidade-o DHARMAKAYA, A DEIDADE,BRAHMAM,ATMAM,MENTE BÚDICA OU REALIDADE ABSOLUTA;Todas essas palavras significam viver na realidade absoluta,que é a Yoga.Para fazer isto, devemos desenvolver a disciplina Yóguica.


Como estamos agora em um final de ciclo, a ciência da transformação,resumida como Yoga,é mais importante e significativa do que nunca.A História Cósmica ministra o sistema de Yoga,com um entendimento de que a razão pela qual a Yoga existe em tudo, é precisamente para facilitar esta seguinte etapa de transformação,onde a mente e a alma humana experimentam uma unificação no nível noosférico ou planetário.Esta profunda transformação alterará radicalmente e para sempre,toda a autopercepção individual do ser humano.

Nesse mais amplo contexto,podemos entender como o desenvolvimento da Yoga está conectado com o desenvolvimento da civilização.Porque a civilização,como nós a entendemos hoje, é a vida urbana(o não viver mais pelo tempo da Terra/Gaia),criando cidades com tipos de economia que requerem concentração de pessoas,vivendo em espaços cada vez maiores e com mais entornos artificiais.A própria noção de civilização, só acentua a Queda ou a separação do Plenum Cósmico/Deus. No fechamento do ciclo, a separação chega a ser a mais intensa, porque é a separação da Origem Divina, que é entendida como o puro reflexo da Divina Fonte.

Sómente quando o surgimento e desenvolvimento da civilização são própriamente entendidos,pode haver o surgimento de sistemas de disciplina e pensamento,tais como a Yoga.Uma vez que o desenvolvimento das sociedades urbanas estratificadas começa com as suas diferentes classes de seres humanos,chega a ser necessário desenvolver algum tipo de disciplina,onde o contato com o Divino possa ser mantido.Embora haja uma percepção de que a forma urbana não é necessáriamente a forma sagrada, a tendência ainda vai crescentemente para o profano,para o ponto de vista não sagrado, até o materialista.

A Yoga neste sentido, é o esforço para restabelecer a ordem divina ou a ordem sagrada, dentro do próprio Ser Humano, dentro da totalidade do que o Ser Humano é.A cidade sagrada original é o reflexo do ser humano, e o ser humano é o reflexo do Templo.O corpo é o Templo.E, dentro do santuário interior do Templo, aí se encontra a Alma.Desta forma, a Yoga é a ferramenta primária para construir a base do Templo Interno, que penetra através do profano, revelando sua inata identidade cósmica.

Do ponto de vista yogue, é a percepção direta da realidade que está baseada no controle das ondas-pensamento, de modo que podemos ter uma penetração de nossa própria mente e consciência, em atenção á toda a realidade Omni-abrangente.Do ponto de vista da História Cósmica, a Yoga só pode ser conhecida mediante a percepção total do corpo, que requer treinamento do sistema inteiro, ou o que Sri Aurobindo chama de YOGA INTEGRAL.Por meio da prática disciplinada, o corpo/mente chega a estar altamente maduro, forte como aço,de modo que esteja preparado para qualquer coisa. A existência de diferentes formas da Yoga ocorre porque os seres humanos são seres multifacetados.

A Yoga é uma forma de alcançar a união com o Plenum Cósmico /Deus pela via do Conhecimento, do exercício da Mente e do Intelecto,unido ás energias do Amor Incondicional pelo Todo Universal.Com a finalidade de entendermos nossa própria mente, devemos estar habilitados no pensamento analítico, exercitando o poder de discriminar.A discriminação é uma valiosa ferramenta mental, que permite a distinção de um valor e uma qualidade, com o propósito de estar bem informado para fazer avaliação do plano relativo.
Com o fim de desenvolver um estado de mente galácticamente evoluída, além de qualquer capacidade para o pensamento do cotidiano, temos que cultivar uma mente que possa discriminar e separar as escolhas,que para cada um são verdadeiras ou falsas de acordo com o nível de consciência de cada um.Isso deve ser feito desapaixonadamente de forma objetiva, de modo que não criemos a Lei de Causa e Efeito, ou seja, Karma. Em seu livro ” VIDA DIVINA”,Sri Aurobindo se refere á transformação yóguica como a Yoga Integral, a Yoga que integra o físico e o espiritual, como o propósito de alcançar a etapa evolutiva seguinte.Do caminho supramental Aurobindo fala sobre “ir além da Consciência”ou “além da Mente” direto ao coração, abrindo nosso chacra cardíaco.De acordo com a dinâmica do Tempo, as etapas da evolução da Consciência levam aos estados da consciência hiperorgânica,superorgânica e subliminal.Estes mais altos graus de consciência trabalham para romper a dependência do corpo físico, qualquer que seja.Tais estados de consciência ou de ser, estão totalmente além dos sentidos e, ainda , além da mente como a temos construído.

O propósito da Yoga, segundo a História Cósmica, é propor mais uma ferramenta que abre o campo de visão estreito para outro mais amplificado, afim de enxergarmos o Todo e iniciarmos o caminho de retorno.

O segredo da transformação está em movermos o centro da nossa vida para uma consciência superior.Calmo, desapegado, interiormente livre, habitar o Eu silencioso e permitir que sua energia atue por meio de Seus instrumentos naturais;Lembrem-se que vocês vivem um tempo excepcional em uma época única, e que têm essa grande felicidade, esse incalculável privilégio, de estarem presentes ao nascimento de um novo mundo. (Sri Aurobindo)

Imagem relacionadaVisão pessoal

Yoga significa união. União com o Divino, mas também pode ter o significado de veículo. Então podemos concluir que Yoga seria o veículo para alcançarmos o Divino.Yoga também é Consciência.
 Yoga é um caminho que leva o homem à conhecer a si mesmo, a praticar uma auto-análise e assim, observar-se sem nenhuma definição pré-concebida.É muito comum ouvir as pessoas dizendo: Ah, não gosto de yoga, é muito parado! Como se Yoga se resumisse à prática de Asanas e posturas.
 Yoga não é algo que você faz, mas algo para ser vivido. É estar consciente o tempo todo, em cada momento do seu dia. Você está praticando yoga quando está brincando com seu filho ou realizando as tarefas de limpeza de casa. Yoga é estar plenamente consciente da ação.O Yoga pode nos ajudar a ter controle sobre a mente para não entrar nos dramas que ela cria.Foco no agora, e mais consciência, são as chaves para pararmos de cair nas armadilhas que a mente cria.Se não mais nos identificarmos com as oscilações de nossa psiquê, do ego, começaremos a transcender os condicionamentos humanos.

Condicionamentos esses que nos fazem ficar presos, que faz perdermos a liberdade de ter ações espontâneas, a partir de um centro de presença e não repetições de comportamentos baseados na mente.

O aquietamento da mente é o objetivo principal do Yoga. E atingindo esse objetivo começamos a ouvir o que de fato importa…Aquilo que nossa alma tem a nos dizer.
 “Yoga não é um antigo conhecimento enterrado no esquecimento. É a mais valiosa herança do presente. É a necessidade essencial dos dias de hoje e da cultura do amanhã.”

Swami Satyananda Saraswati
Namastê….
Inspiração….
A Yoga Integral-Sri Aurobindo
Autoperfeição com Hata-Yoga-Professor Hermógenes
Sadhana-O caminho interior
Satya Sai Baba-tradução e comentários do Professor Hermógenes
A Vida Divina-Sri Aurobindo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s